Checklist – O Meu Primeiro Negócio

Iniciar o seu próprio negócio requer coragem, determinação e muito trabalho. São tantos os aspectos em que pensar que às vezes é difícil saber por onde começar, ou o que fazer a seguir. Cada projeto tem suas particularidades e processo de desenvolvimento muito próprio, mas há passos comuns a todos eles.

Veja a seguir uma checklist com alguns pontos chaves, para que nunca perca o rumo do empreendedorismo.

1 – As Perguntas: Como primeiro passo devo tomar consciência dos meus pontos fortes e fracos, saber qual é a minha formação e o que é que ainda posso aprender, ponderar que pessoas e ativos posso usar. Quem sou eu, o que eu conheço, quem conheço?

2 – Oportunidade: Identificar qual é o problema existente no mercado a que o meu negócio pode dar resposta.

3 – A Ideia: Pensar nas inovações em que posso introduzir para dar resposta aos problemas.

4 – O Sonho: Deixar fluir a minha idealização do negócio, criando novas oportunidades de soluções.

5 – O Mercado: Testar a ideia junto da comunidade, usar inquéritos, entrevistas, estudos de mercado para ser mais assertivos nas soluções que irá oferecer.

6 – A Concorrência: Analisar o mercado também sob o ponto de vista de negócios semelhantes que possam ser competição. Avaliar impedimentos que possam surgir. Aproveitar as boas ideias dos seus concorrentes. Criar a sua missão, diferenciando-se da concorrência.

7 – O Primeiro Cliente: Testar o seu produto ou serviço com seu primeiro cliente, assim você consegue ir aperfeiçoando e melhorando com constância.

8 – Os Sócios: Tomar consciência de que o caminho do empreendedorismo é longo e é mais fácil percorrê-lo acompanhado. Encontrar as pessoas certas (com competências complementares) com quem desenvolver o seu negócio.

9 – Os Apoios: Pesquisar instituições que prestem apoio ao desenvolvimento de negócios na área que pretende explorar, como SEBRAE e universidades.

10 – O Busines Plan: Encontrar o modelo de negócios certo e aplica-lo ao seu projeto com números concretos para avaliar a sua viabilidade. Recorrer a especialistas que possam prestar aconselhamento nesta área.

11 – O Financiamento: Decidir a que fontes de financiamento vai recorrer e, caso precise preparar candidaturas, fazê-lo.

12 – O Contador: Encontrar um contador de confiança e discutir as vantagens e desvantagens de ter contabilidade organizada ou até mesmo os meios e maneiras corretas para se abrir um CNPJ, formas de tributação, enquadramento e planejamentos tributários.

13 – A Faturação: Escolher o sistema de faturação de que vai precisar consoante os meios de pagamentos que pretende aceitar.

14 – As Licenças, Seguros e Outros: Pensar nas obrigações legais que o negócio acarreta. Se necessário, consultar um contador e advogado.

15 – O Nome: Escolher e registrar um nome que seja facilmente memorizável e tenha impacto para a empresa.

16 – A Marca: escolher e registrar a marca (incluindo a designação e logotipo).

17 – Cartão de Visita: Criar cartões de visitas, artes impressas e online para apresentação do seu negócio para possíveis clientes.

18 – O Espaço: Definir e preparar o espaço em que vai trabalhar, seja um escritório em casa, um coworking ou outra opção, que seja um ambiente tranquilo e que tanto você, sua equipe e clientes, se sinta, confortável.

19 – A Equipe: Estabelecer contatos e juntar um grupo de pessoas com competências multidisciplinares. Muitas vezes é a equipe que vai definir o sucesso do seu negócio, sempre dar muita atenção a este quesito, é muito importante ter uma equipe alinhada com o propósito da empresa.

20 – A Organização: Desenvolver um sistema de organização e arquivo que lhe permita saber das coisas, e tirar o máximo partido do trabalho já feito.

21 – Os Modelos: Desenhar modelos de propostas, e e-mails de respostas e ações, que possam ajudá-lo a poupar tempo.

22 – O Marketing: Pensar nas estratégias de marketing para os diversos canais e tipo de de consumidores. Calendarizar o desenvolvimento as ações m diversas fases e cumprir o plano.

23 – O Site: Se vai ter presença online. Construir ou contactar quem vai construir seu site. Lembre-se que para ser eficaz um site requer atualizações regulares e ações de marketing digital, nomeadamente presença frequentes nas redes sociais.

24 – A Divulgação: Escolher as formas de publicitar o seu projeto, seja através de publicidade tradicional ou online.

25 – Os Parceiros: Associar-se a parceiros e eventos que possam facilitar a divulgação do negócio e aproveitar as sinergias.

26 – O Pós-Venda: Criar um sistema que permita apoiar o cliente e mantê-lo satisfeito depois da venda/prestação de serviço.

27 – Os testemunhos: Recolher testemunhos de clientes satisfeito e use-os para passar uma imagem positiva dos negócios.

28 – Responsabilidade Social e Sustentabilidade: Pensar de que maneira o seu projeto/negócio pode contribuir para a comunidade.

Agora sim, podemos dizer que “como montar meu primeiro negócio” deixou de ser uma dúvida para você e se tornou um desafio a ser colocado em prática!

E para colocar tudo isso em prática, você pode contar com a equipe da Integração Cascavel Contabilidade para montar o seu plano de negócio, e ter sucesso no seu negócio, entre em contato e verifique nossas vantagens.

Você é autônomo e precisa de orientações com o seu Primeiro Negócio, contate nossa equipe!

Integração Cascavel Contabilidade
Fone: (45)3040-1074 / (45)9.9148-4060
Integracaocascavel@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *