Como calcular o custo de um funcionário

[wpdm_package id=’1743′]

Se você tem dificuldade, não entende muito sobre quanto custa um funcionário para a empresa? Salário bruto do funcionário, como o contador chega no valor liquido de folha de pagamentos, impostos, contribuições?

Essa planilha irá lhe ajudar a entender parte do processo, tanto para empresas optantes do Simples Nacional, Lucro Presumido ou Real.

Instrução de uso:

  • Se sua empresa é do Simples Nacional, escolha a 1° aba e insira apenas o Salário Base (Salário Bruto) do funcionário, e o restante da conta à planilha calcula pra você. Assim no final da planilha, é apresentado o custo total daquele funcionário além do próprio salario.
  • Fatores como horas extras, vale alimentação, vale refeição, adicionais por insalubridade, não estão na planilha, pois depende do acordo coletivo de cada categoria.
  • A margem de segurança mensal é um valor que a empresa precisa guardar mensalmente para eventuais emergências. Ao contrário dos Cistos Mensais, ele é opcional.
  • Para o calculo da provisão de multa do FGTS, foi considerada uma provisão de 2% sobre o salário, considerando que a metade dos desligamentos dos funcionários das empresa são rescisões sem junta causa;
  • A multa do FGTS equivale a 50% do valor depositado (40% para o funcionário e 10% da Contribuição Social do FGTS) que por sua vez corresponde a 8%. No entanto, uma novidade é a demissão acordada, por meio da qual a empresa paga multa de 20% e o trabalhador pode sacar 80% do valor depositado.

Essa planilha é apenas uma ajuda para melhor entender como funciona o calculo da Folha de Pagamento de uma empresa, mas não podemos deixar de citar que cada empresa, cada contratação, categoria de trabalho, tem sua particularidade, não deixe de consultar seu contador, ele é a pessoa mais indicada para melhor lhe atender.

Essa planilha é para empresa do Simples Nacional.

 

Link: [wpdm_package id=’1743′]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *